As causas da incontinência urinária em homens
A incontinência urinária masculina pode ser causada por diversos fatores. No entanto, a principal causa é a fraqueza ou o mau funcionamento da musculatura do assoalho pélvico e dos esfíncteres, que são os músculos responsáveis pelo controle da urina.
As causas mais comuns para essa fraqueza incluem:
Cirurgia de próstata (prostatectomia):
É a causa mais comum, especialmente após o tratamento para câncer de próstata. A cirurgia pode enfraquecer o assoalho pélvico e o esfíncter urinário, causando perda de urina que, na maioria das vezes, pode ser tratada com reabilitação na fisioterapia pélvica.
A idade pode levar a uma perda natural de força e elasticidade nos músculos do assoalho pélvico e na bexiga. Isso dificulta o controle da urina e pode causar um esvaziamento incompleto da bexiga.
Condições como Parkinson e esclerose múltipla podem danificar os nervos que controlam a bexiga. Essa falta de comunicação entre o cérebro e a bexiga resulta na perda de controle e em contrações involuntárias.
O sobrepeso e a obesidade exercem uma pressão crônica sobre a bexiga e o assoalho pélvico, enfraquecendo a musculatura. Essa pressão dificulta o controle, principalmente durante esforços como tossir ou se exercitar.