Quais os benefícios da fisioterapia pélvica para gestantes?
Apesar de algumas mulheres dependerem mais que outras, todas podem se beneficiar de formas diferentes, a depender do momento da gestação, da resposta corporal ás sessões e do tratamento realizado.
A fisioterapia pélvica, iniciada logo após a confirmação da gravidez, oferece benefícios significativos. Ela melhora a consciência postural, ajusta a postura para acomodar as mudanças físicas, alivia dores posturais, melhora a respiração, previne doenças circulatórias e incontinência urinária, relaxa e alonga os músculos, e prepara o corpo para o nascimento.
Durante o parto, é o momento de aplicar todo o treinamento prévio. A realização das manobras irá facilitar a descida do bebê durante cada fase do trabalho de parto, aliviar a sensação de dor e oferecer suporte emocional ao casal.
A fisioterapia pélvica auxilia na melhora da circulação sanguínea, rápida percepção da nova postura, redução das dores pós-parto, tratamento de disfunções urinárias e diástases abdominais, e fortalecimento da musculatura para que a mãe possa carregar o peso do bebê.
Mulheres que realizaram cesárea:
As mulheres que passam por um parto cesárea podem se beneficiar de toda a fisioterapia pélvica, tanto no pré quanto no pós-parto. Garantindo uma gestação mais tranquila, com mais entendimento das mudanças físicas que acompanham esse período e também da recuperação pós-parto.